O mundo da alfabetização

Alfabetizar na Educação Infantil. Pode?

A polêmica sobre ensinar ou não as crianças a ler e escrever já na Educação Infantil tem origem pressuposto diferentes a respeito de várias questões.Entre elas:

  • O que é alfabetização?Alguns educadores acham que é a equisição do sistema alfabético de escrita;outros, um prcesso pelo qual a pessoa se torna capaz de ler, compreender o texto e se expressar por escrito.
  • Como se aprende a ler e escrever?Pode ser uma aprendizagem de natureza percentual e motora ou de natureza conceitual. O ensino, no primeiro caso, pode estar baseado no reconhecimento e na cópia de letras, sílabas e palavras. Nosengudo, no planejamento intencional de práticas sociais medidas pela escrita, para que as crianças delas participem e recebam informações contextualizadas.
  • O que é escrita?Há quem defenda ser um simples códigos de transcrição da fala e os que acreditam ser ela um sistema de representação da linguam, um objeto social complexo com diferentesusos e funções.

Em razão desses diferentes pressupostos, alguns educadores receiam a antecipação de práticas pedagógicas tradicionais do Ensino Fundamental antes dos 6 anos (exercícios de prontidão, cópia e memorização) e a perda do lúdico. Como se a escrita entrasse por uma porta e as atividades com linguagens (músicas, brincadeira, desenhos etc.) saísse por outra. Poroutro lado, há quem valorize a presença da cultura escrita na educação infantil por enterder que para o processo de alfabetização é importante a criança ter familiaridade com o mundo dos textos.

Na educação infantil, as crianças recebem informações sobre a escrita quando: brincam com a sonoridade das palavras, reconhecendo semelhanças e diferenças entre os termos; manuseiam tudo tipo de material escrito, como revista, gibis, livros, fascículos etc.; e o professor lê para a tuma e serve de esc´riba na produção de textos coletivos.

Alguns alunos estão imesos nesse contexto, convivendo com adultos alfabetizados e com livros em casa e aprendendo as letras no teclado do computador. Eles fazem parte de um mundo letrado, de um ambiente alfabetizador. Outros não: há os que vivem na zona rural, onde a escrita não é tão presente, e os que, mesmo morando em centros urbanos, não têm contatos com pessoas alfabetizadas e comos usos sociais da leitura e da escrita.

Grande parte das crianças da escola pública depende desse espaço para ter acesso patrimônio cultural. A educação infantil é uma etapas fundamental do desenvolvimento escolar das crianças. Ao democratizar o acesso a cultura escrita, ela contribui para minimizar diferenças sociaoculturais. Para que os alunos apredem a ler e a escrever, é preciso que participem de atos de leitura e escrita desde o inicio da escolarização. Se a educação infantil cumprir seu papel, envolvendo os pequenos em atividades que os façam pensar e compreender a escrita, no final desse etapa eles estarão naturalmente alfabetizados “( ou aptos a dar passos mais ousados em seus papéis de leitores e escritores)”.

Postado por Amália Daysi

 

 

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